A Monções Turismo completa, em abril, vinte anos de mercado. São duas décadas atuando no segmento de viagens pelo interior do estado de São Paulo, nas cidades de Sorocaba (sede), Itapetininga, Pilar do Sul, Indaiatuba e Barueri.
Da década de 90 para cá, a companhia agregou produtos e serviços para destinos nacionais e internacionais, tanto de lazer quanto corporativos, além de pacotes exclusivos para intercâmbios. Isso deu início ao Grupo Monções, constituído pela Monções Turismo, Monções Business Travel, Azul Viagens e Experimento Intercâmbio Cultural.
Ratificada pela solidez e credibilidade, a empresa é reconhecida pela Iata (International Air Transport Association) e associada à Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo) e GBTA (Global Business Travel Association) – maior associação de turismo corporativo do mundo.
Esta história de sucesso não seria possível sem a visão e o espírito empreendedor do sorocabano Marcelo Martins. Em 1995, após atuar em várias companhias de turismo e acumular vasta experiência no setor, ele recebeu o convite para ser sócio de uma agência em Sorocaba. A sociedade durou até 1997, quando Marcelo assumiu integralmente a empresa como diretor, dando início à Monções Turismo.
“Empreender é um dom. O empreendedor nunca se contenta com suas conquistas. Sempre busca se superar e mudar padrões. Porém, para isso, é essencial assumir riscos, pois todo projeto é audacioso de algum ponto de vista”, pondera.
Para Martins, trabalhar com o sonho das pessoas é gratificante e desafiador ao mesmo tempo. “É do instinto humano o ímpeto de desbravar e conhecer novas culturas. Desde os primórdios, deslocar-se para rumos desconhecidos sempre foi uma das principais necessidades das pessoas. Esse desejo moveu a humanidade pela Terra e transformou o mundo. Curiosamente, isto não mudou e as pessoas continuam viajando e promovendo transformações”, aponta.
O empresário revela os desafios de liderar um grupo como a Monções. “A companhia vem crescendo rapidamente e geri-la é bastante desafiador, sobretudo para lidar com o grande número de colaboradores e direcionar suas diversas competências para um objetivo comum, aliado aos valores da corporação.”
Para 2015, afirma Marcelo, a meta é otimizar a produtividade das lojas e promover a expansão. “Buscamos, em médio prazo, expandir o Grupo para outras cidades do estado.”