A XIII Semana do Meio Ambiente promovida pela Unimed Sorocaba (US) entre os dias 30 de maio e 3 de junho mobilizou cooperados, colaboradores e o público em geral com palestras, feiras e oficinas voltadas ao tema “Mudanças Climáticas”. As ações – fruto da iniciativa do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da US – aconteceram no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), na Sede e na Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela cooperativa.
Na abertura da Semana, no dia 30, o arquiteto e urbanista Vital de Oliveira Ribeiro Filho conduziu, no HMS, a palestra “Mudanças Climáticas”. O evento, que contou com a presença de diretores e colaboradores do hospital, fez um alerta para os impactos da mudança climática no globo. “A sustentabilidade é um dos pilares da nossa cooperativa. Não medimos esforços quando o assunto é preservação do meio ambiente e promoção de ações sustentáveis”, declarou o presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad, dando ênfase aos projetos e programas socioambientais desenvolvidos e monitorados de perto pela US.
Ainda no dia 30, no período da tarde, a gerente de hospedagem do Hospital Sírio-Libanês, Gizelma Simões Rodrigues, discorreu sobre medidas para a redução das emissões atmosféricas, exemplificando com experiências adquiridas na instituição em que atua.
Em 1º de junho, aconteceu a Feira de Objetos Recicláveis e de Educação Ambiental no eixo público do HMS, na qual foram expostas pinturas em potes de vidro, latas, potes de sorvete e garrafas PET; bordados feitos com restos de tecidos; entre outros produtos artísticos. Já no dia 2, alunos da Escola José Osório produziram porta-lápis artesanal utilizando garrafas de água tipo pet, material EVA e cola. A ação objetivou inserir as crianças na proposta da Semana do Meio Ambiente e sensibilizá-las sobre a problemática ambiental, estimulando o reaproveitamento de materiais e evitando que eles sejam descartados no meio ambiente.
No dia 3, colaboradores do Hospital Dr. Miguel Soeiro participaram de oficinas de artesanato com reaproveitamento de material reciclável. Os participantes aprenderam a fazer porta-lápis com garrafas de água tipo pet e material EVA e aromatizantes de ambiente a partir de frascos de vidro – descartados pelo hospital. O reaproveitamento implica na redução de custos – que seriam necessários para realizar a destinação correta dos frascos – e, principalmente, na diminuição do impacto ambiental. Em 31 de maio, os demais colaboradores da cooperativa também puderam participar da oficina.
O grupo 8 Elementos realizou, ainda, nos dias 31 de maio e 1º de junho, interversões teatrais em todos os setores da cooperativa e do HMS envolvendo a temática ambiental.