O álcool engorda. As calorias num pint de cerveja (473 ml) equivalem facilmente às de um hambúrguer, para você ter ideia. E não é apenas na balança que você vê os efeitos negativos da bebida: ela também envelhece sua aparência.
Toda semana, a britânica Laura Hogarth (44) tinha o hábito de ingerir em torno de cinco taças de vinho. Quando foi desafiada pelo jornal Dailymail a mudar sua rotina e parar de beber por um mês, ela não imaginava que os resultados seriam tão surpreendentes.
O álcool desidrata sua pele. Com o tempo, os problemas se acumulam e se tornam permanentes. A rosácea, por exemplo, está intimamente ligada ao alcoolismo. Ele também provoca inchaço. A celulite é outra consequência, causada pela alta toxicidade no organismo.
Primeira semana sem álcool
Laura reconhece o que precisa melhorar: “Esta foto está horrível. Estou péssima, avermelhada por inteiro. Minha testa e meu nariz estão oleosos. Há áreas ressecadas nas minhas bochechas. O pior de tudo é que não me lembro de minha pele estar tão terrível assim. Não acho que eu beba muito. Mas, se renunciar ao vinho fizer bem à minha pele, tudo valerá a pena – ainda mais se eu perder peso”.
Ela complementa: “Após poucos dias sem beber, minha pele melhorou muito. A vermelhidão amenizou e meus olhos estão mais brilhantes”.
Segunda semana sem álcool
Laura vê mudanças no seu organismo como um todo: “É um milagre! Estou dormindo melhor e acordo menos vezes durante a noite. Talvez, o fato de meus filhos estarem de férias da escola ajude. Mas, sem dúvida, acordo me sentindo ótima e mais alerta. À noite, não ‘belisco’ comidas com a mesma frequência. Ao beber um copo de refrigerante com limão, não sinto vontade de comer junk food.”
Terceira semana sem álcool
Laura recebe elogios: “Antes, quando eu tirava minhas calças, notava pedacinhos de pele descascada. Agora, isso não acontece mais. O dorso das minhas mãos parece menos ressecado e – será que estou imaginando? – menos enrugado. Minha mãe me visitou nesta semana e disse que eu estou menos inchada. Sucesso! Um amigo também comentou que minha pele está mais homogênea. Meu marido e eu notamos pouca diferença no dia a dia. Talvez isso tenha a ver com a evolução gradual. Porém, amigos e parentes perceberam as melhorias na minha aparência, o que me empolga.
Quarta semana sem álcool
Laura emagreceu: “Perdi quase 1,5 kg. Meu marido não notou, mas me sinto mais revigorada e melhor comigo mesma. Tenho menos dores de cabeça e muito mais energia. Meus lábios estão menos ressecados. Antes, toda semana, apareciam bolhas neles. Agora, nenhuma despontou. Meu rosto está definitivamente mais esbelto. Preciso admitir: me abster do álcool foi mais fácil do que eu temia.”
(Com informações do Dailymail UK)