“Casar por amor é uma atitude moderna”, afirma a jornalista e blogueira de casamentos, Manoela César. A especialista conduziu na noite de sábado (16), durante o salão de noivas Enlace, uma palestra sobre como o conceito de matrimônio mudou ao longo dos séculos e como esta nova significação tem impactado de forma positiva os relacionamentos modernos. O evento contou com a presença da consultora em casamentos e criadora do canal Verbo Casar (www.verbocasar.com.br), Dalila Rosa (foto).
Segundo Manoela, nunca na história o amor falou tão alto nos casamentos quanto nos dias atuais. Ela explicou que, no passado, as uniões se davam comumente por interesses econômicos ou status social. “Os casamentos aconteciam por conveniência e, se o enlace não trouxesse nenhum benefício, as famílias se posicionavam contra”, disse.
Atualmente, recorda a blogueira, os matrimônios são mais espontâneos. “São diferentes das gerações anteriores, que casavam por diversas razões institucionais, mesmo sem amor; e bem diferente da geração dos anos 70, que disse não ao casamento porque achava que isso era seguir um modelo falido – porque, na maioria das vezes, de fato, não tinha amor. Hoje ninguém mais se casa obrigado, casa-se por amor”. Neste contexto, acrescentou ela, o capitalismo conferiu um novo significado às uniões. “O sistema econômico mudou e os interesses deram espaço ao amor nos relacionamentos”, enfatizou.
Para Dalila Rosa, o casamento marca o início de uma história que requer cumplicidade e respeito mútuo. “É a felicidade compartilhada. Por isso, a importância de celebrar bem a data, com direito à festa, reunião de familiares e amigos e tudo que faz deste dia o mais especial na vida dos noivos”, ressaltou.