Se você ganhasse uma moedinha a cada vez que ouvisse as reclamações alheias – seja sobre o trânsito, a política ou a economia -, você provavelmente estaria igual ao Tio Patinhas.
Para se ter ideia, nem o Papa Francisco tem sossego. Sua solução para tanta negatividade foi pendurar, na porta da sua casa em Santa Marta, um aviso expressivo e direto ao ponto.
Em tradução livre, a placa indica: “PROIBIDO RECLAMAR. Quem violar esta regra estará sujeito à síndrome do vitimismo, que compromete seu humor e sua habilidade de solucionar problemas. A sanção será dobrada se o transgressor estiver em companhia de crianças. Para tornar-se o melhor que você pode ser, enfoque seu próprio potencial, não seus limites. Pare de reclamar e tome uma atitude para melhorar sua vida.”
Poupe seus amigos, também!
Queixar-se é um hábito tão comum que a Universidade de Stanford (EUA) chegou a pesquisar seus efeitos no cérebro. Os resultados, é claro, não são otimistas: meia hora de negatividade por dia é o suficiente para comprometer o hipocampo, responsável pela resolução de problemas, funcionamento cognitivo e memória.