Professor Sérgio Bálsamo recebe homenagem ao se aposentar

Na manhã de 14 de junho, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, Luiz Ferraz de Sampaio Neto, se reuniu com docentes, alunos e colaboradores para uma homenagem especial ao professor e ginecologista-obstetra Sérgio Bálsamo, que se aposentará no final deste mês. A solenidade foi realizada no anfiteatro Prof. Dr. Gelson Kalil.

Luiz Sampaio recordou a trajetória do homenageado. “Alguns não sabem o passado dos docentes. Fazemos parte da vida deles”, disse.

“O professor Sérgio foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para o curso de Medicina da nossa Universidade. Ele se formou na 7ª turma e participou dos times de xadrez e futebol de salão desta faculdade”, enumerou o diretor. “Obteve o título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia em 1968. Sua tese de Doutorado teve como orientador o professor Bussâmara Neme, que também atuou neste campus”, destacou.

Além de dedicar-se à sua profissão, o professor Sérgio tem outras habilidades e áreas de interesse, incluindo a mitologia, origami e poesias – inclusive, publicou um livro sobre este último gênero.

Na sequência, alguns professores e colegas fizeram suas considerações, com declarações, entrega de placa e presentes.

“Queria agradecer muito por esta homenagem. Pisei no chão da FCMS pela primeira vez em 1957. Não é fácil ir embora”, relembrou. “Naquela época, só havia dois andares: neste prédio e no Hospital Santa Lucinda. Vivi aqui durante minha vida inteira. Pude ajudar algumas pessoas, sempre respeitei todo mundo e sou muito grato por todos que conviveram comigo. Valeu muito a pena. Vou embora da faculdade, mas ela nunca sairá de mim”, finalizou.

E mais: