Sobrevivente de câncer tem ovários removidos e, dois anos depois, dá luz a gêmeos idênticos

Em 2020, aos 34 anos, Shelly Battista foi diagnosticada com câncer de mama triplo-negativo, considerado um dos tipos mais agressivos, pois as células cancerígenas crescem e se multiplicam rapidamente.

Além disso, ela descobriu que tem mutações genéticas que aumentam o risco de desenvolver câncer de ovário.

Naquela época, Shelly tinha um bebê de seis meses e sonhava em ter mais filhos com seu marido, Robert. Por isso, uma médica especializada em endocrinologia reprodutiva a aconselhou a congelar seus óvulos antes de tratar seu tumor.

Shelly passou por 12 sessões de quimioterapia, realizou uma dupla mastectomia e teve seus ovários removidos. Porém, seu útero estava intacto e saudável o suficiente para sustentar uma gestação.

Após concluir o tratamento do câncer, ela pôde fazer uma fertilização in vitro. Na terceira tentativa, a implantação foi um sucesso. E algo extremamente raro aconteceu: o embrião se dividiu em gêmeos idênticos – o que ocorre em apenas 1% dos casos.

As crianças nasceram em 9 de dezembro de 2022 – coincidentemente, no mesmo dia em que Shelly celebrou dois anos curada do câncer.

Você também pode gostar: