“Sou igual a você”, diz garoto em vídeo que explica seu autismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Quando a professora do americano George Yionoulis (9) perguntou se ele poderia fazer uma apresentação sobre o seu autismo aos coleguinhas de classe, o garoto logo abraçou a ideia. Inclusive, ele foi além: decidiu gravar um clipe musical, que viralizou no YouTube.

“Ele não sabe quantas pessoas já viram seu vídeo”, revela sua mãe, Lisa Jolley, à CBS News. “A intenção de George não era se tornar famoso.”

George quis mostrar às pessoas por que, às vezes, ele poderia se comportar de forma diferente dos demais alunos. Suas respostas exageradas, sua agitação e sua dificuldade em interpretar metáforas, por exemplo, podem ser um desafio em sala de aula. “Mas eu sou uma criança igual a você”, lembra o garoto em seu vídeo.

Ao longo de seis minutos, ele conta sobre todas as suas paixões: Minecraft, tacos, Harry Potter, música e dança. “Gosto de me divertir, assim como você. Isso significa que, mesmo se eu estiver brincando sozinho, não significa que não quero brincar com você também”, explica.

“Assim como outros autistas, eu posso não estar olhando, mas eu estou ouvindo”, George prossegue. “Falando nisso, consigo escutar muitas coisas ao mesmo tempo, o que dificulta minha concentração. Por isso, posso demorar um pouquinho para responder às suas perguntas.”

Lisa e seu marido, Michael, se orgulham da iniciativa do filho. Em 7 de dezembro, o vídeo acumulava mais de 84 mil visualizações. “Os colegas de George adoraram o clipe. A professora comentou que eles são mais pacientes, agora.” O estudante incentiva a conscientização sobre o tema: “Não tenha medo de falar comigo [sobre o autismo]. Sério! Não tem problema, pode fazer perguntas”, canta. “Sou uma criança igual a você”, reforça.

Talvez você goste destas notícias: