“Se você não tem coragem, você vive apenas pela metade.” Este é o lema da octogenária finlandesa Maire Hollo. Durante quase 50 anos, ela apenas assistia, à distância, outras pessoas realizando seus sonhos. Aos 84, ela tomou uma decisão: enumerou todos os seus desejos mais extravagantes e quer vivenciá-los antes de morrer.
O primeiro item da lista foi riscado no mesmo ano: caminhar no topo do arranha-céu CN Tower, uma das principais atrações turísticas canadenses. O passeio vertiginoso é feito a mais de 500 metros de altura. O bônus é uma vista excepcional de Toronto.
“Todo medo pode ser dominado”
Hoje com 88, Maire tem uma bagagem de conhecimento e sabedoria inestimável. Ela cresceu em meio a normas rígidas e, mais tarde, casou-se com um homem controlador. Mas nada a impediu de tirar carta de motorista e ser a primeira mulher da sua rua a vestir calças.
Nem mesmo a solidão lhe é motivo de apreensão. Seu marido morreu há mais de 30 anos e, desde então, ela é feliz sozinha. “Posso ver o que quiser na televisão.”
O próximo passo
Em julho de 2017, a finlandesa saiu para outra aventura: saltar de paraquedas, algo que ela queria desde a década de 60.
Porém, antes de embarcar no avião, ela precisava de um atestado do seu médico. Ele, a princípio, hesitou: “E se você morrer?”. Ela prontamente respondeu: “Isso vai acontecer em breve, de qualquer forma. Você acha mesmo que é um obstáculo para mim?”.
Uma lição para nossa vida
Maire tem palavras doces que incentivam suas bisnetas a seguir seus maiores sonhos. A fórmula para a felicidade é simples: “Viva sua vida. Seja gentil com as pessoas e não machuque ninguém. Faça o que você tem vontade”.