Numa noite em que os termômetros registravam congelantes -4º C, o americano Bob (seu nome completo não foi revelado) saiu de sua casa para buscar lenha. Vestido apenas com calças, uma camiseta e pantufas, ele não imaginava que passaria as próximas 24 horas imóvel na neve.
Bob escorregou e quebrou seu pescoço.
“Gritei por ajuda, mas meu vizinho mais próximo vive a 400 metros de distância”, lamenta. “Porém, [minha golden retriever] Kelsey veio.”
O animal se deitou sobre seu dono para mantê-lo aquecido. Para evitar que Bob dormisse, Kelsey também lambia suas mãos e seu rosto. “Ela latia pedindo socorro e não saiu de perto de mim. Eu sabia que sobreviver era uma decisão minha.”
Quando a manhã chegou, Bob já estava sem voz – mas sua cadelinha continuou latindo.
“Meu vizinho me encontrou às 18h30”, relembra. Os serviços de emergência foram acionados e Bob foi levado ao hospital. Seu quadro era de hipotermia grave, com temperatura corporal de apenas 21º C.
Para a surpresa dos médicos, Bob logo se recuperou da cirurgia no pescoço. Acredita-se que o frio intenso amenizou as consequências da lesão.
“Sou muito grato pelos meus dois heróis: Kelsey e o neurocirugião Chaim Colen”, emocionou-se Bob. “Eles salvaram minha vida.”